Como medir o direito de participação dos pais na vossa região ou país?

Os indicadores IPPE

Os indicadores são uma das maneiras possíveis de avaliar o nível de envolvimento  e os esforços feitos pelas autoridades públicas para garantirem os direitos de participação dos pais em matéria de educação, assim como para medirem os resultados obtidos. 

Ampliar

Trata-se de informações concretas que permitem analisar uma actividade ou um resultado no qual os direitos humanos estão em jogo  e que reflectem as preocupações e os princípios  relativos a esses direitos.  

Propomos em seguida um questionário  que permitirá aos pais e a todos os interessados medir facilmente o nível de participação no seu país ou região. 

Objectivos do questionário de avaliação do direito de paticipação dos pais: 

  1. Reflectir sobre as possibilidades que os direitos de participação oferecem e os seus limites com o fim de melhorar o nível de conhecimento destes direitos. 
     
  2. Conhecer a situação pessoal dos pais em relação aos quatro direitos considerados com o objectivo de garantir uma participação educativa de qualidade. 
     
  3. Favorecer a existência de condições de boa governação para as políticas educativas, quer dizer, a informação, a transparência, a prestação de contas, a participação e a responsabilidade. 

  4. Facilitar a avaliação comparativa das situações particulares com a dos diferentes países da União Europeia.  Ver o parágrafo Geoparticipação
     
  5. Elaborar as propostas de melhoramento da participação (actividades de formação, criação de recursos, etc.), conforme as necessidades ou as possibilidades detectadas. 

Instruções relativas à utilização do questionário.

  • Para utilizar correctamente o questionário, foram feitos quatro quadros nos quais é possível anotar os pontos atribuídos aos indicadores correspondentes a cada direito analisado.
     
  • Ao anotarem os pontos, devem ter em conta as escalas de avaliação que acompanham cada categoria de indicadores (por exemplo, informação completa, parcial ou inexistente ) e estabelecer o nível correspondente a partir das evidencias ou de dados concretos que justificam o julgamento de valor emitido. A cada uma destas avaliações corresponde uma qualificação numérica. A soma total dos pontos atribuídos a cada categoria de indicadores para um direito constituirá o total final atribuído a esse valor.
     
  • A soma total dos pontos atribuídos a cada indicador constituirá o valor total final atribuído a um direito. 
     
  • Finalmente, deve-se salientar que os pontos obtidos para uma região/país graças ao questionário estão sujeitos a grandes variações que dependem do contexto educativo no qual se inscrevem, assim como do momento em que se faz a auto-avaliação. Consequentemente, os resultados obtidos oferecem apenas uma ideia aproximativa a situação actual da participação dos pais no ensino obrigatório num determinado ambiente.